Herdeiras da Farmacotécnica, as jovens Rogy e Romy Tokarski lançam linha de produtos faciais voltados ao clima e pluralidade de peles da população do DF
Romy e Rogy, dois nomes curtos e fortes, escolhidos não por acaso a partir das iniciais dos pais: Romelita e Rogério Tokarski. As irmãs, ligadas umbilicalmente à indústria farmacêutica, se preparam para assumir o negócio da família, ao mesmo tempo que tocam sua própria empresa. A Farmacotécnica existe há 39 anos e é pioneira no mercado de manipulação no DF. Na RTK, em Águas Claras, as jovens fabricam cosméticos em escala. Há dois anos a marca está oficialmente nas prateleiras.
Farmacêutica com pós-graduação em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Rogy, de 28 anos, é diretora da empresa em que, “desde pequena, se viu trabalhando”. Seguiu os passos dos pais e concretizou sua paixão pelo segmento, de forma “fácil e gradativa”.
“O amor dos meus pais pela profissão foi fator determinante para a escolha pela minha carreira.” Rogy Milagres Tokarski
Sua irmã, Romy, de 30 anos, é diretora do braço industrial do grupo, a RTK. A empresa 100% brasiliense oferece ao consumidor inovação e tecnologia em cosméticos e alimentos. Três marcas patenteadas se destacam no portfólio: Naiak, de produtos nutracêuticos (à base de componentes fitoquímicos e com valor terapêutico), Kosmein (que aposta em biorrestituintes para pele, cabelos e unhas) e Romy & Rogy, de cosméticos e produtos de home spa.
Novos projetos
“Somos o elo entre o sonho, a cura, a prevenção e o produto final, que pode ser um medicamento, um creme, um cosmético ou um simples chá. O bom profissional farmacêutico está em contato com o médico e os mais diversos prescritores para atender de forma plena seus pacientes”, diz a empresária, que se orgulha de apoiar o desenvolvimento de incubadoras de novos projetos em duas universidades.
Ante a demanda por produtos diferenciados, que atendesse às particularidades de cada paciente/cliente, a dupla desenvolveu suas linhas próprias, com composição antialérgica, voltadas especialmente para as mulheres e homens brasilienses.
“A mulher brasiliense é chique e muito antenada. Busca o que há de melhor em todas as áreas: bem-estar, saúde, gastronomia, roupas, joias e nos produtos de higiene e uso pessoal. Carrega uma mistura de gostos porque convive com pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo, o que a torna aberta à experimentação de novos produtos e conceitos! Isso é maravilhoso e está transformando Brasília em referência em bom gosto!”, sintetiza Romy. Conhecida pelos produtos de alta tecnologia – com fórmulas à base de biorrestituintes para pele, cabelos e unhas, higienização e proteção solar da pele -, a Kosmein recebeu um novo projeto, desenvolvido pela audaciosa e empreendedora dupla. Em sinergia com a dermatologista Ana Regina Trávolo, as irmãs Tokarski apresentam a linha R.LM.T.2, composta por cinco miniprodutos de tratamentos faciais produzidos para os moradores do Distrito Federal, por causa do clima seco típico da região em boa parte do ano.
A linha de hidratação profunda e de prevenção dos sinais do tempo é composta por loção tônica, água demaquilante, sabonete de espuma cremosa, creme esfoliante e creme restaurador. Produzidos com Advanced Moisture Complex®, potente agente hidratante composto por vitaminas A e E e enriquecido com extratos de aloe vera, que proporciona maior sensação de frescor e bem-estar, o complexo promete hidratação nutritiva, antirrugas, reparadora de sinais e é livre de parabenos, proporcionando viço e luminosidade à pele, sem deixá-la sensível ou irritada.
Largos passos dados, as jovens empreendedoras preveem ainda o lançamento de mais um projeto, ainda secreto, para fevereiro de 2016, da RTK. Na ocasião, a família toda celebrará os 40 anos do grupo, que hoje emprega 220 funcionários nas suas nove lojas no Distrito Federal.
Com exclusividade para o Metrópoles, a talentosa nova geração Tokarski compartilha os cuidados diários para a manutenção de uma pele saudável e jovem, em cinco passos que inspiraram a linha de cosméticos manipulados pela pioneira da Capital.
Higienização
A pele deve ser limpa com frequência, para garantir frescor e sedosidade. O ritual deve ser feito diariamente, podendo ser repetido até três vezes ao dia.
Purificação
A retirada total dos resíduos de maquiagem ou de poluição urbana é necessária para que a pele respire. Fórmulas livre de álcool e com água de sálvia permitem que os produtos possam ser aplicados também na área dos olhos.
Tonificação
O uso de tônicos, especialmente os enriquecidos com água de alecrim, de propriedade calmante, e biosaccharide, hidratante multissensorial de fermentação vegetal, promovem a sensação de bem-estar e maciez para todos os tipos de pele.
Esfoliação
A adição de pequenos grânulos de jojoba, que estimulam a esfoliação, sem agredir a pele, permitem que células mortas sejam eliminadas. O uso de componente orgânico no produto reduz as irritações. Esse procedimento deve ser feito de uma a duas vezes por semana, para garantir a vivacidade da pele.
Hidratação
É a composição de nutrientes de um creme que permite a reposição necessária à pele. Os sinais de expressão e rugas são atenuados com a absorção do produto, resgatando a luminosidade natural da pele saudável.
Fotos: Felipe Meneses/Metropoles
Fonte: http://www.metropoles.com/vida-e-estilo/beleza/tradicao-familiar-impulsiona-o-mercado-de-cosmetico-100-brasiliense