Criado pela Farmacotécnica em 2001, o projeto Preservar tem como objetivo incentivar os cuidados com o meio ambiente e resgatar o conhecimento popular sobre ervas medicinais. Durante a época da camomila, a Chácara Farmacotécnica no Núcleo Rural Vargem Bonita (Park Way) abre suas portas para que estudantes e educadores da rede pública e privada de ensino, profissionais da área da Saúde e à comunidade do Distrito Federal possam passear pelos canteiros, conhecer os laboratórios e cada fase do processamento e secagem das ervas.
A CHÁCARA EM VARGEM BONITA
Pioneira no cultivo de ervas medicinais, a empresa mantém desde sua criação, na chácara onde acontece o Projeto Preservar, insumos para a manipulação de medicamentos à base de plantas. Cerca de 30 espécies são cultivadas na unidade e processadas em uma área especialmente projetada para este fim, com equipamentos altamente modernos. No local são cultivadas, inclusive, espécies que não são típicas do Cerrado e que foram climatizadas para se adaptar ao clima da região central do País. Um exemplo é a espinheira-santa, uma planta nativa da Região Sul, e que, até então, não se adaptava a outros ambientes fora de seu habitat natural. Entre as espécies cultivadas na chácara da empresa, estão o capim santo, o guaco, a camomila, a carqueja, a hortelã e a stévia. Além de utilizá-las no tratamento de doenças, as plantam são usadas para a produção de cosméticos.
RECONHECIMENTO
Em 2003, o Projeto recebeu o Prêmio Candango de Excelência em Recursos Humanos, conferido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-DF).
CULTIVO NAS ESCOLAS
Faz parte do projeto ainda uma série de atividades, entre as quais se destaca a plantação de ervas medicinais nas próprias escolas. São mais de dez espécies de ervas medicinais cultivadas nas escolas parceiras, entre elas estão: stévia, capim santo, guaco, camomila, carqueja, espinheira santa e hortelã-pimenta.
PALESTRAS E OFICINAS
Durante o projeto, a Farmacotécnica promove, nessas escolas, programas de palestras e oficinas para os alunos sobre temas relacionados com os processos industriais de produção de medicamentos farmacêuticos de origem vegetal e a preservação do meio ambiente. São aulas práticas sobre produção de adubo orgânico, produção experimental de cosméticos e fitoterápicos, e coleta e secagem de ervas medicinais.
VISITAÇÃO
Todo ano, na época da colheita da camomila, a chácara do Projeto Preservar fica aberta para visitação do público. Nesse período, escolas e universidades públicas e privadas podem agendar uma visita gratuita. No passeio, os alunos aprendem sobre a tradição do uso de plantas medicinais e como funciona o processo de produção de xampus, condicionadores, xaropes e cápsulas.
Como agendar: Os interessados devem fazer o agendamento pelo e-mail eventos@farmacotecnica.com.br .As visitas são gratuitas. A chácara do Projeto Preservar fica no Núcleo Rural da Vargem Bonita, no Núcleo Bandeirante, área especial 5.