Desenvolvido após 18 anos de estudos, viabilizados por meio de uma parceria Naiak | Universidade de Brasília (UnB).
Nativo do cerrado brasileiro, o pequi é uma iguaria muito apreciada na culinária da região. Pouca gente sabe, no entanto, que o fruto pode ser um grande aliado da saúde. Após 18 anos de estudos, viabilizados por meio de uma parceria Naiak | Universidade de Brasília (UnB), comprovou-se que o óleo extraído do pequi ajuda a proteger o coração, prevenindo a aterosclerose e controlando a pressão arterial. E vai além: possui ação anti-inflamatória e ainda retarda o envelhecimento celular. Tudo isso porque a polpa do pequi contém antioxidantes naturais, provenientes de um complexo de carotenoides, ômega 9, ácido palmítico, compostos fenólicos, ácido graxos e vitaminas A, B1, B2, B5 e C. “Criamos uma tecnologia específica para garantir que as propriedades do pequi não se percam. Toda extração éfeita a frio, com muito cuidado”, explica a farmacêutica Romy Tokarski, diretora da RTK Indústria, empresa brasiliense que fará a produção em larga escala desse poderoso suplemento nutracêutico. O produto será distribuído sob a marca Naiak e pode ser encontrado na Farmacotécnica.
A pesquisa – coordenada pelo biólogo César Koppe Grisólia, pesquisador do Instituto de Ciências Biológicas e coordenador do Laboratório de Genética da UnB – contou com a participação de 126 atletas nos testes, que mostraram sensível diminuição das lesões musculares. O estudo mostrou também que o óleo é especialmente benéfico para pessoas com mais de 45 anos. “A grande concentração de antioxidantes como carotenoides, compostos fenólicos, Vitamina C e ácidos graxos, faz do óleo de pequi um importante aliado de atletas e adeptos de uma vida mais saudável”, afirma Koppe. Retirado de frutos maduros, caídos naturalmente do chão, a extração do óleo de pequi proporcionou um modelo de exploração sustentável, gerando empregos para as comunidades rurais do entorno. “Estamos muito atentos à preservação do cerrado e à valorização da cultura regional”, ressalta Romy.
“A grande concentração de antioxidantes como carotenoides, compostos fenólicos, Vitamina C e ácidos graxos, faz do óleo de pequi um importante aliado de atletas e adeptos de uma vida mais saudável”
Fonte: Jornal Farmacotécnica 40 anos