A estação mais quente do ano – o verão – já começou e a preocupação com a hidratação aumenta. De acordo com a nutricionista Érica Melo, a ingestão de água deve ser aumentada neste período para três litros de água por dia. A nutricionista falou ainda sobre alimentação balanceada e benefícios do consumo de frutas e folhas.
“No verão a tendência é que o corpo precise de mais líquidos, água e sucos. É preciso uma alimentação balanceada com frutas e folhas também”, destacou.
Sobre a alimentação, Érica lembrou que o consumo de carne vermelha gordurosa (como picanhas e carnes de churrasco) deve ser feito uma vez a cada 15 dias. “Comidas gordurosas não são recomendadas para este período, além de serem alimentos ricos em colesterol e que podem provocar riscos de doenças para o coração”, frisou.
A dica da nutricionista é uma alimentação a base de fontes de proteínas como frango, pescado, bife (mais magro), frutas e muito líquido. “As pessoas não devem substituir água por suco de fruta, que tem poucas vitaminas minerais e mais açúcar do que a água”, argumentou.
A proposta de uma alimentação saudável é a ingestão de 5 frutas diferentes por dia que podem ser: banana, mamão, uva, melancia. “São ideais para uma boa nutrição”, conta.
Para quem precisa de vitamina C, a orientação é o suco de caju. “Estamos na safra do caju e o suco é uma excelente pedida. Lembrando que o consumo do líquido deve ser feito logo após o processamento para não perder a propriedade”, justificou.
As frutas ricas em vitamina e que podem ser consumidas diariamente são: abacaxi, maracujá, melancia, laranja, kiwi, morango. “Para quem quer ter uma pele mais bonita, a vitamina E (que previne o envelhecimento) é uma importante aliada”, contou. A vitamina E está presente nas folhas verdes e ajuda na prevenção da anemia.
Sobre a alimentação diária, Érica defendeu o colorido dos pratos. “A alimentação colorida deve estar em pelo menos dois momentos do dia: no almoço e jantar. Não existe alimento proibido, mas todos devem ser consumidos de forma balanceada”, garantiu.
Fonte: http://www.nominuto.com/