Menopausa Saudável
A partir dos 45 anos o corpo feminino começa a se preparar para mais uma mudança: a chegada do climatério– fase da vida que marca a transição do período de fertilidade das mulheres para o fim da capacidade de reprodução. É a Menopausa, o momento que os ovários deixam de funcionar diminuindo drasticamente a produção dos hormônios femininos, estrogênio, e progesterona. Este processo causa o fim da menstruação, que é a principal característica da menopausa.
A queda na produção desses hormônios é gradativa. O ciclo menstrual vai se tornando cada vez mais irregular até cessar totalmente. Após 12 meses da ausência de menstruação é seguro dizer que a mulher de fato está na menopausa. A redução progressiva do estrogênio causa um impacto profundo no organismo. Pode provocar diversos sintomas, cuja intensidade pode variar de pessoa para pessoa, como ondas súbitas de calor, ansiedade, irritação e depressão, suores noturnos, ressecamento vaginal, perda da libido, dor durante o ato sexual, fadiga, palpitações, dores de cabeça e insônia. Além disso, há um aumento no risco cardiovascular e diminuição da quantidade de massa óssea, tornando os ossos frágeis e favorecendo doenças como a Osteoporose.
De maneira geral, a queda na produção dos hormônios pode diminuir a imunidade do organismo, mas a adoção de uma alimentação e atividade física regular pode reduzir essa possibilidade, pois favorecem o equilíbrio corporal.
Estudos demonstram que doses baixas de hormônios são efetivas no controle dos sintomas. A melhor via de administração, com menor chance de eventos adversos, é a via transdérmica (géis). A preparação desses hormônios pode ser individualizada, personalizando as doses para cada mulher. Podem ser necessários ajustes durante o tratamento, a partir da avaliação do médico com os sintomas relatados pelas pacientes.
A preparação de hormônios na Farmacotécnica segue critérios técnicos extremamente rígidos, com laboratórios específicos, equipamentos validados de alta sensibilidade e a utilização de veículos especiais com comprovação de eficácia na permeação dos hormônios através da pele.
Vale lembrar que hormônios são substâncias potentes e o acompanhamento médico durante todo o tratamento é fundamental para tenhamos apenas os benefícios com o uso dessas substâncias.