Cortado pela linha do Equador e pelo Trópico de Capricórnio, o Brasil é um país de dimensões continentais bastante iluminado pelo sol, variando a intensidade da incidência solar de acordo com a região e a época do ano. No verão, porém, o Astro Rei mostra toda sua glória, e também sua fúria. Não é de hoje que se sabe sobre os prejuízos que o excesso de exposição a ele podem causar. E como a pele sofre com suas ações. As pessoas que sofrem com o melasma que o digam! Felizmente, além do bom senso– sempre um grande remédio–, há grandes aliados que ajudam a conter a ação da luz e das altas temperaturas.
Um dos pontos primordiais, principalmente, no verão, é a hidratação. Uma pele hidratada apresenta melhor imunidade, ficando menos suscetível a doenças, sofrendo menos com os danos provocados pela exposição solar e até mesmo mantendo o bronzeado por mais tempo. Antes mesmo da proteção solar, vale reforçar a hidratação com produtos como o RLMT2.
Cada vez mais valorizados no cuidado com a pele, estão os produtos antioxidantes orais que funcionam minimizando os danos provocados pela radiação. É o caso dos fotoprotetores orais. Para aqueles que pretendem turbinar o bronzeado, vale a pena utilizar betacaroteno uns 15 dias antes de viajar. Para as pessoas, em sua maioria mulheres, que sofrem com manchas de pele do tipo melasma e fizeram tratamento, recentemente, para combatê-las, seu uso é fundamental, pois, previne contra o aparecimento de novas manchas.
Os dermatologistas também têm indicado o Bioblanc, um extrato francês de oliva, rico em hidroxitirosol e que tem sido usado como coadjuvante oral no tratamento de hiperpigmentações.
“O desenvolvimento de produtos de uso oral para benefícios na pele é uma tendência mundial. Isto é explicado pelo fato de que uma nutrição boa com certeza favorece a pele. O que já se supunha há muitos anos, vem sendo confirmado através de estudos científicos. Vale a pena buscar mais alternativas orais para manter a saúde e a beleza da pele. No mais, produtos personalizados, feitos na medida da avaliação profissional individual sempre trazem os melhores resultados”, afirma Leandra Sá, Coordenadora da Assessoria Farmacêutica da Farmacotécnica.
FOTOPROTEÇÃO e FOTORREPARAÇÃO
O ideal, porém, é combinar fotoproteção com fotorreparação, maximizando os efeitos de dentro para fora com produtos de uso tópico. A farmacotécnica desenvolveu uma fórmula que alia FPS 30 e sistema anti-oxidante com forte atuação nos raios UVA e UVB. O Fotoenvelhecimento Reverse oferece proteção inteligente, retendo a ação dos radicais livres e dos subprodutos tóxicos gerados que atuam na destruição celular e proporcionando proteção integral e direcionada.
Como explica a farmacêutica, os ativos que agregam um valor único às formulações são o Alistin®, que tem a capacidade de proteger o DNA e as proteínas (antiglicante e deglicante), sendo um excelente varredor de radicais livres e carbonílicos; o G.P.S.®, que aumenta a expressão das Heat Shock Proteins (HSPs) evitando a denaturação das proteínas, e o OTZ 10, que é capaz de neutralizar os subprodutos tóxicos gerados pelo UVA e IRA, gerando pro-taurina e diminuindo a expressão de MMP1.