CRANBERRY, APROVEITE INTENSAMENTE O VERÃO SEM SE PREOCUPAR COM INFECÇÃO URINÁRIA
Os dias de sol intenso do verão são ideais para se refrescar com banhos de mar, piscina ou cachoeira. Entretanto, permanecer o dia todo de biquíni, sunga e bermuda molhada pode facilitar o aparecimento de infecções urinárias, já que a umidade potencializa a proliferação dos micro-organismos causadores da doença.
A cistite é a infecção mais comum causada por bactérias e atinge a maioria das mulheres. O pico de ocorrência está no início da atividade sexual, durante a gestação ou após a menopausa. Aproximadamente 40% das mulheres terá, pelo menos, um episódio de infecção urinária ao longo da vida. Para evitá-la alguns cuidados são essenciais como hidratação constante, esvaziamento da bexiga com periodicidade e higienização genital. “A Farmacotécnica desenvolveu o sabonete íntimo Higiella especialmente para a higiene feminina. Sua fórmula corrige a acidez e proporciona uma agradável sensação de frescor e duradoura de limpeza, o que auxilia na proteção contra bactérias”, explica a farmacêutica Aiessa Balest.
Infecções do trato urinário também estão entre as doenças comuns em recém-nascidos e lactentes, só perdendo para enfermidades respiratórias. Cerca de 30% dos bebês hospitalizados apresentam esse quadro. “Quando a criança está com infecção, às vezes fica irritadiça, sem fome e emagrece facilmente. Ela tem a sensação que precisa urinar com frequência, apesar de não necessariamente estar com a bexiga cheia. Além disso, sente dor ou ardor no momento da micção, pode ter febre ou calafrios, náusea, diarreia, vômitos, sentir desconforto na região pélvica e no abdômen. A urina fica com uma cor diferente, amarelo escuro ou esverdeada, e pode ter presença de sangue e mau cheiro. Entre os tratamentos profiláticos, sugiro o cranberry, por exemplo, que pode ser consumido ao natural ou em cápsulas manipuladas”, alerta o pediatra e alergista Paulo Eduardo Silva Belluco.
De acordo com Aiessa Balest, estudos mostram que o cranberry tem proantocianidina, 15 a 25 vezes mais potente
do que a vitamina E, e pode inibir a aderência de bactérias do tipo E.coli na mucosa da bexiga. “A fruta é rica em antioxidantes fenólicos, que ajudam a combater infecções do trato urinário. Uma pesquisa feita em Harvard mostrou que o consumo diário de insumos à base de cranberry, durante um ano, reduziu a incidência de infecções urinárias em 35% dos casos”, ressaltou ela.
Na Farmacotécnica você encontra o Cranberry em forma de cápsulas ou xarope. A dose diária recomendada para adultos é de 400mg. Para as crianças, a dosagem pode ser personalizada de acordo com a avaliação do médico.