Chá: bebida saudável em qualquer estação
Versátil e saborosa, o chá é uma bebida milenar que agrada pessoas de todas as idades. Originário do Oriente, tornou-se tão popular em vários países, que é considerada a segunda bebida mais consumida no mundo, depois da água. “Além de proporcionar um momento de prazer e relaxamento, tomar chá é um hábito saudável e, dependendo da erva usada, a bebida pode oferecer nutrientes que ajudam no bom funcionamento do organismo, prevenção de doenças, além de ser aliado da beleza”, afirma Leandra Sá de Lima, farmacêutica da Farmacotécnica.
Preparada a partir da infusão de frutos ou folhas em água quente, os chás podem ser consumidos quentes ou gelados e têm a vantagem de, além de muitos nutrientes, não ter nenhuma caloria. Um bom exemplo é o chá de hortelã, excelente para ser tomado depois das refeições. Rica em fibra dietética, proteína, vitaminas C, B e D, e minerais, como magnésio, ferro, sódio e potássio, a hortelã auxilia a digestão, aumentando a secreção dos sucos digestivos, melhorando as contrações do estômago e os movimentos peristálticos do intestino.
No entanto, se o objetivo for aproveitar os benefícios medicinais, Leandra alerta que é importante ficar atento às propriedades específicas de cada tipo. “A camomila, por exemplo, possui efeito calmante e digestivo. Pode ser usada topicamente por sua ação anti-inflamatória e auxilia na redução de irritações e queimaduras na pele. Contribui ainda com alívio de sintomas de resfriados, insônia, ansiedade e nervosismo”, explica.
Na Farmacotécnica, os chás branco, vermelho e verde – que auxiliam o metabolismo – ganharam uma prática versão solúvel, que facilita a preparação fora de casa. Mesmo sendo feitos da mesma planta, a Camellia sinensis, cada um dos tipos representa a forma em que a erva é processada e a época da colheita, o que faz com que tenham diferentes propriedades e sabores. Coadjuvante na perda de peso, o chá branco reduz o colesterol ruim (LDL), previne doenças cardiovasculares e protege a pele dos efeitos nocivos do sol, melhorando o sistema de defesa das células contra os raios UVB. Com ação anti-inflamatória e rico em antioxidantes, atua também na prevenção de placas bacterianas e cáries nos dentes. O chá verde acelera o metabolismo, dá saciedade, é antioxidante e otimiza a digestão. Já o chá vermelho acelera o metabolismo, combate o envelhecimento precoce graças a presença de flavonóides e polifenóis, reduz o colesterol ruim, fortalece as artérias, é antioxidante e proporciona um melhor funcionamento do fígado. “Entretanto não se deve exagerar. É fundamental seguir as orientações disponíveis para não ultrapassar a quantidade máxima diária e não ter nenhum problema”, alerta a farmacêutica.
Imagem por Onderwijsgek