
Em especial, homenageamos nossos farmacêuticos, que estão sempre conosco atendendo com carinho e atenção as demandas da Farmacotécnica, sempre prezando pelo bem estar de nossos clientes.
Para entender um pouco mais sobre essa profissão, fizemos algumas perguntas aos nossos profissionais. Confira as respostas abaixo:
É responsável pela saúde da população. Deve com zelo buscar meios de atualizar-se constantemente, esclarecer dúvidas, auxiliar na prevenção de doenças, bem como no tratamento receitado pelo profissional médico, orientar sobre a automedicação e interações medicamentosas, enfim acompanhar as necessidades da comunidade relativas à saúde de perto.
Você tem orgulho da sua profissão?
Ser farmacêutica é uma troca de experiências diária, conhecimento e aprendizado para toda uma vida. Trata-se de investigar doenças, princípios ativos, novas tecnologias e tratamentos, acreditar na prevenção, manipular com amor, tratar vidas e trabalhar em parceria com a comunidade local. Tenho orgulho de ser farmacêutica!
Qual importância da sua profissão para comunidade?
O farmacêutico é o profissional que deve conhecer mais profundamente todas as questões relativas a medicamentos, sua aplicabilidade, interações e possibilidades técnicas. É este o profissional que pode orientar e tirar dúvidas da população. Ele faz parte de uma tríade: prescritor, paciente e farmacêutico.
Qual o papel do farmacêutico a seu ver?
Zelar pelo adequado atendimento da receita, reduzindo possíveis riscos aos consumidores em geral e favorecendo o bem estar de cada indivíduo durante o tratamento proposto. Além disso, compartilhar informações de qualidade que possam ser usadas para prevenir doenças ou trazer mais beleza, sempre trazendo os preceitos éticos em primeiro lugar.
O farmacêutico é o elo final entre o médico e a correta adesão a maioria dos tratamentos, às vezes por não entender a verdadeira importância de cada medicação a pessoa acaba desistindo do tratamento. E orientações em geral sobre cuidados com a saúde, evitando assim o surgimento de muitas doenças.
O que te motivou a ser farmacêutico?
Tenho a oportunidade de tornar a vida de algumas pessoas mais fácil e evitar, com simples informações na maioria dos casos, maiores danos a sua saúde, ou tornar seu dia a dia mais prático e seguro.
Qual importância da sua profissão para comunidade?
O farmacêutico sempre desenvolveu um papel de suma importância na sociedade, pois é ele que faz a último esclarecimento sobre a medicação a ser ingerida pelo paciente. Auxiliando a classe médica para que o tratamento do mesmo seja seguro e eficaz.
Você tem orgulho da sua profissão?
Sim, acho uma das profissões mais bela, pois através dela conseguimos desenvolver novos medicamentos que possibilitam não só aumentar a expectativa de vida das pessoas, mas aumentar com qualidade.
O farmacêutico é o último elo entre o paciente e o medicamento. É ele que irá dispensar o medicamento e orientar o paciente quanto à reações adversas, interações medicamentosas e sobre saúde no geral.
Qual o papel do farmacêutico a seu ver?
O papel do farmacêutico é o de buscar a resolução dos problemas da humanidade no intuito de obter a cura para as mais diversas doenças. O seu conhecimento abrange não só medicamentos em sim, mas a sua real necessidade para cada paciente.
Qual importância da sua profissão para comunidade?
De forma objetiva, o farmacêutico cumpre o seu dever profissional quando acompanha os processos relacionados a promoção da saúde. Acompanhar a evolução do tratamento do cliente que solicita a orientação faz parte da importância do farmacêutico na sua atuação profissional.
O que te inspirou a ser farmacêutico?
A inspiração é baseda no processo de construção da mentalidade saudável. Como cresci vendo meus pais envolvidos com questões relacionadas a farmácia (medicações, abastecimento), absorvi esses valores como primordiais para a profissão e para a minha vida.
Qual o papel do farmacêutico a seu ver?
O profissional farmacêutico não é responsável somente pela entrega do medicamento ao paciente, mas também ajuda a esclarecer suas dúvidas quanto ao uso destes em todos os aspectos, desde esclarecendo da forma de uso, por que foi indicado, o que se esperar do tratamento, o que fazer quando observar algum efeito adverso.
O que te inspirou/motivou a ser farmacêutico?
Cresci dentro do ambiente farmacêutico, vendo minha mãe atender e ouvir cada paciente que passava pelo balcão, ao poucos fui me apaixonando pela indicação de cada substância que havia ali dentro e como estas tocavam de forma diferente cada individuo.
Qual importância da sua profissão para comunidade?
Assistência farmacêutica de qualidade, sempre comprometida com o seu semelhante em todos os sentidos, visando sempre o aprendizado e aperfeiçoamento diante dos desafios de sua profissão para garantir uma assistência cada vez mais eficaz.
Qual o papel do farmacêutico a seu ver?
Em primeiro lugar ser um coadjuvante de prestação de serviços que garantam o bem estar e segurança daqueles que necessitam de sua assistência farmacêutica.
Evitar a automedicação sem orientação, tendo assim uma melhor efetividade ou até mesmo conscientizar o paciente na necessidade de procurar um médico
Você tem orgulho da sua profissão?
Claro, o farmacêutico é um profissional que se depara com questões novas constantemente, levando a uma busca de conhecimento para melhor satisfazer seus clientes.
Qual o papel do farmacêutico a seu ver?
Nos dias de hoje, o farmacêutico está voltado para cumprir perante a sociedade, responsabilizando-se pelo bem estar do doente e contribuir para a melhoria da qualidade de vida. O compromisso que o farmacêutico assume perante a sociedade passa pelo aconselhamento de quem procura ajuda.
Você tem orgulho da sua profissão?
Sou muito feliz na profissão que escolhi. Sinto-me realizada quando um paciente retorna depois de uma indicação e fala: Estou me sentindo muito melhor! Obrigada que Deus te abençoe. Trabalhar naquilo que gosta é nunca ter a sensação de cansada!
Parabéns pelo seu dia!